Um pouco mais sobre a Cobra Sub

ESCOLHA O SEU EQUIPAMENTO

Roupas de Neoprene

Apesar de não serem necessárias em todos os tipos de ambientes, roupas de neoprene podem ser partes fundamentais de seu mergulho.

Além de providenciarem o aquecimento necessário, roupas de neoprene lhe ajudarão também na proteção contra algumas questões naturais, como abrasão dos corais, peixes, água vivas, e do próprio sol durante os seus mergulhos. Durante a prática da pesca submarina, alguns modelos de roupa possuem também proteção adicional no peito, projetada para aliviar a pressão gerada no local, após consecutivas armações de sua arbalete.

Estilos

O estilo de roupa desejado dependerá também de seus objetivos dentro do mergulho.

Caso seu mergulho seja focado exclusivamente em Scuba (mergulho com equipamentos de respiração artificial), a tendência é a preferência por peças únicas, como Long John, com mangas e pernas longas.

Mergulhadores em apneia (tanto apneistas como pescadores submarinos), tendem a preferir duas peças, uma calça ou jardineira, e uma jaqueta, normalmente com capuz. A vantagem principal será a mobilidade e flexibilidade conferida ao mergulhador. Esses modelos de roupa podem ser acompanhados da já citada proteção peitoral, que facilitará a armação das arbaletes.

FOTO COBRA SUB LONG JOHN

+

FOTO COBRA SUB JAQUETA + CALÇA

Materiais

Os três tipos de materiais mais comuns para aquecimento no mergulho são: Lycra; Neoprene em duplo Nylon (foro duplo) e Neoprene em Opencell (exterior em Nylon e interior em Célula aberta). Há também roupas extremamente técnicas, onde toda a roupa é feita em célula aberta, e são conhecidas como Roupa Chiclet.

Um material conhecido como Powertex é utilizado nas áreas com maior contato (pernas e cotovelos), para conferir maior proteção e resistência às roupas.

Duplo Nylon:  É o modelo de roupa mais comum no mercado. São, em geral, roupas mais em conta e mais duráveis que as outras. Por serem mais rígidas, seu vestimento é faciltado e pode ser feito até mesmo no sexo. Como ponto negativo, por serem mais abrasivas elas podem causar maiores desconfortos em mergulhos longos, assim como proporcionam um aquecimento menos eficiente que os modelos em Opencell.

Open cell:  Preferido por pescadores submarinos e apneistas, as roupas em opencell são mais macias e flexíveis que as de foro duplo. A macies e aderência proporcionam menor abrasão e maior isolação térmica do que os modelos convencionais. Como ponto negativo, as roupas em opencell devem ser vestidas molhado, com auxílio de deslizantes, como shampoos ou óleos corporais; as roupas em opencell também são mais delicadas que as em duplo nylon e exigem um cuidado maior do mergulhador, tanto na utilização como na sua armazenagem.

Lycra:  São roupas extremamente finas e usadas apenas em águas quentes. Pouco utilizadas no Brasil para a prática de mergulho, são uma boa opção para uso recreativo ou de atividades aquáticas que se limitam a superfície.

Chiclet: Roupas extremamente técnicas, as roupas chiclets tem todas as vantagens citadas para as roupas opencell maximizadas, com destaque para a menor resistencia do corpo com a água, porém, por não contar com camada externa de nylon, seu cuidado é exponencialmente mais necessário. As roupas Chiclet são roupas de performace, mas com extrema facilidade de rasgar, tanto na hora de vestir, quanto em contato com qualquer outra superficie durante os mergulhos. São roupas mais caras e sensíveis, em geral, são usadas apenas em competições.

Espessura

Em geral, três tipos de espessura se destacam para os variados climas.

Para águas quentes, as Lycras costumam variar sua espessura entre 1mm e 1.5mm.  No Brasil, as espessuras mais utilizadas para roupas de neoprene são 3mm e 5mm, variando 0.5mm para mais ou para menos dependendo do fabricante. As roupas Cobra Sub adotam as medidas 3mm e 5mm.

As roupas de 3mm são usadas para águas com temperaturas moderadas para quente (entre 20 e 30), enquanto as roupas de 5mm são usadas para águas mais frias (abaixo de 20 graus). No Brasil, em geral, acima da região sudeste, a preferencia é por roupas 3mm, enquanto em partes do sudeste e à sul, a preferencia é por roupas 5mm.

Camuflagem

Existem diversos tipos de camuflagem no mercado, para os mais diversos gostos.

As roupas de neoprene camufladas da Cobra Sub foram projetadas para o fundo do mar mais comum nas águas brasileiras.

A camuflagem ajuda diretamente no mimetismo, principalmente para os mergulhadores mais experientes na pesca submarina.

A camuflagem ajuda na dissociação do peixe à imagem de um predador, criando a figura de uma massa desorganizada que pode ser confundida até mesmo com uma presa.

 

FOTO ROUPA DE NEOPRENE CAMUFLADA

Medida

Cada fabricante possuí sua própria tabela de medição.

Confira abaixo a tabela de medidas da Cobra Sub, e descubra qual tamanho é indicado para você.

Note que algumas pessoas precisam de modelagem especial, pois não se enquadram em nenhum padrão. Caso esse seja seu caso, entre em contato conosco, que lhe ajudaremos a providenciar um modelo sob medida.

Tabela de Medidas Neoprene Cobra Sub

Altura

Torax

Cintura

P

156cm - 1,63cm

79cm - 82cm

70cm-75cm

M

1,64cm -1,79cm

83cm-91cm

76cm-84cm

G

1,80cm -1,85cm

92cm-97cm

84cm-92cm

XG

1,86cm -1,90cm

98cm-101cm

93cm-99cm

XXG

1,91cm -1,95cm

102cm-108cm

100cm-106cm

 


Faça sua escolha

Lembre-se que o ponto primordial na escolha de uma roupa é conforto. Sua roupa deve ser justa, evitando “bolsões de ar”, onde a roupa perde assim sua isolação. Apesar de justa, a roupa também não pode ser extremamente justa a ponto de ser desconfortável.

A escolha da espessura deve ser feita conforme as temperaturas da água de seus mergulhos, e a sensibilidade do mergulhador em relação ao frio.

A escolha da roupa deve levar em conta também a presença de proteção nas partes mais frágeis da roupa (powertex no cotovelo e joelho) e o tipo de mergulho que será realizado.

Nos vemos no azul!

Água roxa a todos.

Veja também sobre cuidados com a sua roupa