Um pouco mais sobre a Cobra Sub

ESCOLHA O SEU EQUIPAMENTO

Máscaras de mergulho

Máscara de mergulho é o mais fundamental entre todos os seus equipamentos de mergulho. Sem ela, seu mergulho ficará inviabilizado. Baseado nisso, sempre aconselhamos a carregar consigo pelo menos uma máscara de reserva, em caso de necessidade.

Assim como as roupas de neoprene, as máscaras de mergulho também possuem funções específicas para cada tipo de mergulho e diferentes tipos de materiais.

Estilos

Cada rosto é único e máscaras que funcionam muito bem para um tipo de rosto, podem simplesmente não funcionar para outros. Fundamental antes de qualquer análise é que a máscara esteja vedando perfeitamente em você e que ela esteja confortável.

Superada essa fase preliminar, importante notar outros três fatores fundamentais, que influenciaram na escolha do material baseado na utilização desejada: volume interno, cor e campo de visão.

Praticantes de pesca submarina e apneia, tendem a preferir máscaras com menor volume interno, cor escura e elevado campo de visão. Isso se explica pois:

Volume interno: quanto menor o volume interno em uma máscara, menor será exercida a pressão contra o rosto na hora de descidas profundas. Além disso, o ar necessário para a descompressão também será menor. No caso de mergulhos com respiração assistida, essa questão deixa de ser relevante, pois diferente da pesca submarina e da apneia, onde o mergulhador possuí uma quantidade de ar limitada a sua apneia, o mergulhador com respiração assistida possuí uma forma artificial de respiração, não atrapalhando o mergulho a utilização de parte desse ar para a descompressão da máscara.

Cor escura: apesar de parecer apenas dogma, máscaras transparentes refletem parte da luz que vem da superfície durante os mergulhos. Pescadores submarinos podem, por exemplo, serem confundidos pela luz do sol como o reflexo de um peixe. Apesar de esteticamente mais agradáveis para algumas pessoas, máscaras transparentes são mais recomendadas para mergulhos recreativos.

 

Elevado campo de visão: quanto maior o campo de visão, obviamente sua experiência embaixo d’água será mais ampla. Máscaras modernas como a Apneia, da Cobra Sub, apesar de representarem a família das “micromáscaras”, com reduzidíssimo volume interno, possuem um excelente campo de visão. Uma boa maneira de se comparar campos de visão é encostando a cabeça em um canto de parede com a máscara em rosto, observando o ambiente; posteriormente, repetir o mesmo teste, no mesmo local, com outra máscara.

 

FOTO MÁSCARA APNÉIA

FOTO MÁSCARA FIDJI

 

Materiais

Máscaras de mergulho podem ter seu corpo produzido em basicamente três materiais: Silicone, Borracha e PVC.

Quanto ao vidro, elas podem ser produzidas em Vidro temperado, Vidro normal e PVC.

Corpo em PVC: devem ser evitadas, apesar de terem um preço reduzido. Esse tipo de máscara pode causar diversos problemas como alergia e irritação na pele. Outro ponto negativo, é a durabilidade e o conforto, que em poucos mergulhos se tornará extremamente desconfortável para a prática da atividade.

Corpo em borracha: são utilizadas nas máscaras mais clássicas do mercado, com borracha vulcanizada elas são menos confortáveis que os modelos em silicone, porém tem uma grande durabilidade além de um preço mais em conta.

Corpo em silicone: são a grande tendência do mercado. Antes de comprar sua máscara, certifique-se da origem daquele produto. Marcas tradicionais, como a Cobra Sub, utilizam sempre silicone anti-alérgico. Corpos em silicone proporcionam maior conforto e vedação à suas máscaras.

Lente em PVC: esse tipo de material é geralmente utilizado em máscaras extremamente econômicas. Além de arranharem com extrema facilidade, o que inviabilizará seu mergulho, lentes em PVC desfocam e tiram a noção de profundidade durante os mergulhos. Não são lentes recomendadas.

Lente em Vidro não temperado: esse tipo de material pode ser extremamente perigoso para o mergulhador. Por não ser temperado, qualquer choque da lente com outra superfície pode causar a quebra do vidro, que se partirá em grande cacos de vidro cortantes. Como a lente tem uma distancia relativamente curta aos olhos, a chance de cegueira ou dano ocular é enorme. Não são lentes recomendadas.

Lente em Vidro temperado: todas as máscaras Cobra Sub são produzidas com vidro temperado. Além de uma menor facilidade em arranhar, não distorcer a distância e profundidade nos mergulhos, esse é o material mais seguro para o mergulhador. Em caso de quebra, o vidro temperado se romperá em diversos farelos, praticamente não representando risco de cegueira para o mergulhador. O processo é similar ao vidro de um automóvel, que no caso de batida, não se parte em cacos de vidro, expondo a segurança do condutor. Exija sempre vidro temperado em suas máscaras.

Medidas

Todas as máscaras Cobra Sub possuem modelagem única, aptas a vedar em qualquer tipo de rosto. Algumas máscaras podem ter maior facilidade em vedar nos mais diversos tipos de rosto. Crianças menores de 6 anos podem ter maior dificuldade em utilizar máscaras com volume interno maior, nesses casos é recomendado a utilização de máscaras com volume interno reduzido, como as “micromáscaras”, ou modelos infantis.

Faça sua escolha

Lembre-se, na hora de escolher uma máscara, o mais importante é o conforto e a vedação.

Siga as dicas acima e escolha a melhor máscara para o seu tipo de mergulho!

 

Nos vemos no azul.

Água roxa a todos.

Veja também sobrecuidados com a sua máscara