EnglishPortugueseSpanish

Receitas da Cobra

 

No início da humanidade, antes mesmo de aprender a cultivar a terra ou a criar animais, o homem já se alimentava fundamentalmente da carne de peixe.  A pesca nasceu inicialmente sendo feita somente nos lagos e praticada apenas por escravos.

Foi no período do Império Romano que o homem começou a se aventurar a pescar no mar.

No início do Cristianismo a pesca marítima se consolidou e com seu considerável  crescimento, os peixes passaram a ser considerados refeições nobres.

Os romanos passaram a conservar os peixes em azeite, fazendo conservas e óleo de peixe. Até então, eles eram conservados como faziam os gregos e os egípicios, apenas no sal.

Com o passar do tempo e a popularização da pesca, o consumo de peixe foi se consolidando em toda a Europa com uma  grande variedade de pratos típicos, com receitas de pescados do Mediterrâneo, Mar Báltico e Mar do Norte.

Muitos anos depois, quando os portugueses atracaram no Brasil, os índios que aqui viviam já praticavam a pesca e tinham seus pratos típicos, preparados com temperos nativos.

Os ameríndios consumiam uma grande variedade de peixes, assados, cozidos ou crus, marinados ou com ou sem tempero, em apetrechos criados especialmente para prepará-los.

As receitas caiçaras de hoje são um resultado de misturas locais com influências indígenas, européias e africanas, iniciados no período da colonização e da escravidão, mas que até hoje abastecem nossas mesas com deliciosas iguarias de cada região desse imenso litoral.

Aqui neste tópico, vamos mostrar como a Pesca Sub, além de ser um esporte saudável, pode também nos dar o prazer de buscar a própria alimentação agregado a arte da cozinha, dividindo com vocês algumas dessas contribuições que a história da pesca, ao longo dos séculos,  deu ao mundo da culinária mundial: